Simonton Rios
Música do Século XXI
Ao contrário dos anos 90, em que a sociedade se manteve fiel aos mesmos gêneros musicais, os ritmos e a forma de se ouvir música influenciaram bastante durante a década, e ainda continuam a evoluir. Os cds acabaram perdendo a popularidade com o lançamento dos MP3 players como o: iPod, tornando-se cada vez mais frequente se adquirir música a partir de downloads e redes sociais. Apesar disso, a década marcou também a volta de mídias antigas, como em 2008, em que as vendas de disco de vinil aumentaram, cerca de 1,9 milhões de unidades foram vendidas, sendo mais do que qualquer ano desde 1991. A utilização da internet aumentou muito, a medida que os anos se passavam durante a década de 2000. No entanto, esse aumento acabou causando a popularização dos downloads ilegais de músicas protegidas por direitos autorais, causando uma certa tensão entre a indústria musical e o público, gerando dúvidas sobre a popularidade das músicas nas paradas de sucesso.
O Hip-hop americano acaba se tornando a escolha preferida da juventude nas grandes cidades , por vezes tornando-se até mais popular que o pop e o rock. De fato, os ritmos musicais urbanos, como: R&B, hip-hop e reggae tomaram conta das grandes paradas de sucesso, em principal a "Billboard Hot 100" ao longo daqueles 10 anos.
Nos EUA, artistas como: OutKast, T.I., Kanye West, Ja Rule, The Game, 50 Cent, Nas, Jay-Z, DMX, Missy Elliott, Lil Wayne, Young Jeezy, Ludacris, Rick Ross, Snoop Dogg e Eminem dominam o cenário do hip-hop atual.
O urban pop, teen pop e o adult contemporary sofrem influências do: soul e R&B substituindo as boy bands e as chamadas "músicas divas" do fim dos anos 90. Artistas populares do novo R&B incluem: Britney Spears,Christina Aguilera,Jennifer Lopez, Beyoncé, Destiny's Child, JoJo, Rihanna, Ciara, Chris Brown, T-Pain, Akon e Fergie.
As produções de Timbaland tornam-se destaque mundialmente na segunda metade da década, resultando em sucessos de: Justin Timberlake, Nelly Furtado e Keri Hilson.
Vários artistas que surgiram na década anterior, continuam fazendo sucesso ao longo dos anos 2000, como por exemplo: Mariah Carey, Shakira, Britney Spears, Christina Aguilera, Justin Timberlake, Jennifer Lopez e Usher.
A cantora estadunidense Britney Spears é a artista que mais vendeu discos na década de 2000, com mais de 54 milhões de álbuns vendidos e cerca de 100 milhões de álbuns por toda a carreira. Seus principais sucessos naquela década Foram: Oops!...I Did It Again, Toxic , Gimme More, Womanizer, Circus, 3 , entre outros. Britney também é conhecida como a eterna Princesa do pop, e também é considerada um dos 3 ícones pop, juntamente de Madonna e Michael Jackson. Britney também já recebeu cerca de 400 prêmios e é a cantora viva mais premiada da história, além de ser a artista mais jovem a receber uma estrela na Calçada Da Fama.
O grupo Destiny's Child formado por Beyoncé, Michelle Williams e Kelly Rowland tornou-se um grupo feminino de grande sucesso mundial, vendendo milhões de cópias ao redor do mundo. E seus maiores hits nos anos 2000 foram: Independent women, Survivor, Bootylicious, Emotion, Lose My Breath e Soldier.
Outra Cantora obteve grade destaque durante aquela década é Christina Aguilera, também conhecida como a "Voz da geração", por ter sido o timbre que mais se destacou nos anos 2000. É uma artista que já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, alcançando o topo das paradas mundiais diversas vezes, incluindo a Billboard Hot 100 (de singles). Dentre seus maiores sucessos durante a década estão: "What a Girl Wants", "Come on Over (All I Want Is You)", "Lady Marmalade", "Dirrty", "Beautiful", "Ain't No Other Man" e "Hurt". Christina Aguilera ganhou no total cinco prêmios Grammy (incluindo o Grammy Latino), tendo onze indicações.
A cantora Alicia Keys, foi a cantora de R&B mais bem sucedida da década, vendeu 15 milhões de álbuns só nos Estados Unidos é 30 milhões mundialmente, foi a única cantora de R&B e negra a ter 4 álbuns estreando de forma consecutiva na Billboard Hot 200, e 5 álbuns estreando de forma consecutiva na Billboard Top R&B/Hip-Hop Álbuns, e teve 4 singles em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e 7 singles em primeiro lugar da Billboard R&B.
Na Inglaterra, artistas femininas como: Joss Stone, Amy Winehouse, Lily Allen, Corinne Bailey Rae, Adele, Duffy e Leona Lewis fazem um enorme sucesso.
Artistas norte-americanos e de outros países fizeram muito sucesso mundialmente, com destaque principalmente para: Britney Spears, Beyoncé, Chris Brown, Shakira, Pink, Rihanna, Eminem, Madonna, Lady Gaga, Jennifer Lopez e Black Eyed Peas.
No dia 25 de Junho de 2009, o Rei do Pop, Michael Jackson, morre de um ataque cardíaco aos 50 anos.
Durante o fim dos anos 2000, surgem artistas que obtiveram ainda mais destaque na década posterior, dentre eles estão: Rihanna, Adele, Katy Perry, Lady Gaga e Taylor Swift.
A Dance music teve altos e baixos. Os singles de DJ Sammy fizeram muito sucesso no começo dos anos 2000, mas acabaram perdendo a popularidade no meio da década. Desde 2007, a música Dance voltou a ter reconhecimento, com os singles de sucesso: "Don't Stop the Music" e "Disturbia" de Rihanna, Kylie Minogue, e David Guetta com seus hits: "Love Is Gone", "Baby When the Light" e o mega-sucesso "When Love Takes Over".
O Electro junto com o House torna-se popular em meados da década, substituindo as influências do jazzy e latinas do início de 2000. O Electro House torna-se popular em clubes ao redor do mundo com grupos como MSTRKRFT e Justice. Tornando popular o Live PA, que é o ato de remixar músicas ao vivo para um público.
O Dubstep e Bassline conseguiu se firmar no cenário europeu, tornando-se bastante famoso.
Bandas post-britpop como Coldplay, Keane e Muse tornam-se bastante populares na década.
O indie rock e indie pop volta com a sua popularidade, em meados da década de 2000 com artistas como Arctic Monkeys, The Strokes, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs, Bloc Party, The Libertines, Editors, Lily Allen, Kate Nash e The Ting Tings.
As bandas formadas por rapazes não desapareceram completamente, mas acabaram se transformando em bandas pop/pop-rock punk como Busted e McFly.
Artistas de animação tornam-se populares como Crazy Frog e Gorillaz.
Grupos formados por garotas são populares durante grande parte da década. Como a banda russa t.A.T.u. que se torna a banda mais popular do leste europeu e ainda é única banda russa a ganhar sucesso na mídia internacional.
No Festival Eurovisão da Canção participam diversos artistas revelação Europeus.
O Hip-hop e o R&B torna-se bastante popular nesses dois países, especialmente na Nova Zelândia.
Diversos grupos de novas formas de rock e rock alternativo surgem no começo da década, como The Vines e Jet que depois deram espaço a Evermore e Wolfmother e vários outros no fim da década.
Em 2004, o reggaeton tornou-se muito popular nos países latinos com artistas como Don Omar, Daddy Yankee e um pouco depois, Wisin & Yandel.
O pop rock começa a voltar ao cenário latino com artistas como Camila, Kany García, seguidos por Pepe Aguilar e o ex-OV7, Kalimba.
Shakira torna-se dominante no cenário pop, quebrando recordes de venda com seus álbuns e com seus singles de grande sucesso como: "Whenever, Wherever", "Underneath Your Clothes", "La Tortura", "Hips Don't Lie" e "She Wolf" .
A banda RBD torna-se um enorme sucesso no meio da década, arrastando uma legião de fãs jovens por todos os lados das Américas, mas acaba se separando em 2009.
O J-pop foi durante toda a década o ritmo mais conhecido do Japão, alavancado principalmente por Ayumi Hamasaki.