top of page

AARON COPLAND

Aaron.jpg

Nascido em 14 de novembro de 1900, faleceu no dia 02 de dezembro de 1990.

Foi um compositor norte-americano de música para filme e concerto e talentoso pianista, nascido em Brooklyn, no estado de Nova York, que se tornou particularmente conhecido por trabalhos que refletem vários aspectos da vida na América. Conhecido nos Estados Unidos como o Decano dos Compositores Americanos. Recebeu o Prémio Pulitzer de Música em 1945.

nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, descendente de judeus lituanos. Era o último dos cinco filhos Harris Morris Copland, que emigrou da Rússia para os Estados Unidos, com uma passagem pela Escócia, onde decidiu anglicizar seu sobrenome, "Kaplan", transformando-o em "Copland".

Seu pai não tinha interesse na música, mas sua mãe, Sarah Mittenhal Copland, cantava, tocava piano e fazia arranjos de músicas para seus filhos. Seu irmão mais velho, Ralph, era o mais avançado musicalmente, sendo um violinista proficiente. Sua irmã Laurine, a mais ligada a Aaron, deu a ele as primeiras lições de piano, promovendo sua educação musical e apoiando-o em sua carreira. Ele teve aulas de música com Leopold Wolfsohn, entre 1913 até 1917. Copland fez sua primeira apresentação musical num recital da loja de departamentos Wanamaker (atual Macy's). Aos quinze anos de idade, depois de ver um concerto do compositor-pianista Ignacy Paderewski, Copland decidiu se tornar compositor. Teve suas primeiras lições formais de harmoniateoria musical e composição com Rubin Goldmark, um notável professor e compositor de música que deu a Copland uma sólida formação, na tradição alemã. Continuando sua educação musical, ele recebeu lições de piano com Victor Wittgenstein.

De 1917 até 1921, Copland compôs pequenas peças para piano. A paixão de Copland pela música europeia mais recente o inspirou a ir estudar em Paris. Seu pai queria que ele fosse para uma faculdade, mas sua mãe, em uma reunião de família, votou para que ele fosse para Paris. Quando chegou em Paris, estudou com Isidor Philipp e Paul Vidal no American Conservatory de Fontainebleau, mas, por achar Vidal muito parecido com Goldmark, trocou-o pela famosa professora Nadia Boulanger, com quem estudou por três anos.

A atmosfera cultural em Paris no começo da década de 1920 era compartilhada por vários escritores americanos expatriados, como Paul BowlesErnest HemingwaySinclair LewisGertrude Stein e Ezra Pound, além de artistas como Pablo PicassoMarc Chagall e Amedeo Modigliani. Copland também sofreu influência dos intelectuais franceses como Marcel ProustPaul ValéryJean-Paul Sartre e André Gide. Além da França, Copland esteve na Áustria, Itália e Alemanha, para aprimorar sua educação musical. Durante sua estada em Paris, Copland começou a escrever críticas musicais.

Em 1950, Copland recebeu uma bolsa para estudar em Roma, Itália, o que ele fez no ano seguinte. Durante este período, ele também terminou seu Quarteto para Piano, adotando o método de Schoenberg, e também "Old American Songs". Devido ao clima político da época, "A Lincoln Portrait" foi retirado do concerto inaugural, em 1953 para o presidente Eisenhower. Nesse mesmo ano, Copland foi chamado ao Congresso, onde ele testemunhou que nunca foi um comunista. Apesar das dificuldades que as suspeitas de simpatias com o comunismo trouxeram, ele continuou viajando extensivamente durante a década de 1950 e o inicio da década de 1960, observando os estilos da Europa.

bottom of page