top of page

CLAUDIO  MONTEVERDI

Foto para site.jpg

Nascido, provavelmente, a 9 de maio e batizado em 15 de maio de 1567, faleceu em Veneza no dia 29 de novembro de 1643.
Compositor italiano. Nasceu em Cremona e recebeu sua primeira instrução musical de Marc`Antonio Ingegneri, mestre-de-capela na catedral da cidade. 
Já publicara dois volumes de madrigais antes de obter a posição de instrumentista na corte dos Ganzaga em Mântua no ano de 1592. Ali esteve sob a influência de Giaches de Wert. Quando sucedeu a Wert como maestro, em 1601, já era compositor consagrado. Sua primeira ópera, A Lenda de Orfeu, foi representada em Mântua em 1607, e no ano seguinte era encenada Arianna, contendo o famoso "Lamento". Em 1613, mudou-se para Veneza como maestro da basílica de São Marcos, cargo que exerceu até a morte. As composições do período veneziano foram produzidas para as academias seculares de São Marcos, para confrarias religiosas e para o teatro lírico recém-inaugurado. 
Além das já mencionadas, suas obras incluem as óperas Combattimento di Tancredi e Clorinda (1624), Il Ritorno d`Ulisse in Patria (1641) e L`Incoronazione di Poppea (1642); um livro de canzonettas; mais de 200 
madrigais contidos em oito livros, incluindo os Madrigali Guerrieri et Amorosi (1638); três missas; numerosos salmos, incluindo Vespro della Beata Vergine (1610). Monteverdi acreditava que a música devia ficar em segundo lugar em relação ao texto que estava sendo musicado, o que o levou 
a fazer um uso original da dissonância, sempre que as palavras o exigiam. 
Foi um dos primeiros compositores a introduzir o baixo contínuo no madrigal (Livro 5, 1605). Sua principal inovação foi o Stile concitato, no qual tentou criar um efeito marcial por meio de notas repetidas. Uma das maiores figuras na história da música, Monteverdi converteu a ópera em veículo para a expressão dramática, ampliou a gama emocional do madrigal e situou-se na vanguarda de um estilo eclesiástico progressista.

bottom of page