2023

Magic Kindown 003.jpg

AUTOBIOGRAFIA

Nasci em nove de abril de 1970 na cidade de Valença, Rio de Janeiro.
Meus pais são Anderson Martins Rios e Enilza Portela Rios, meus irmãos, por ordem de idade, são: Anderson Martins Rios Júnior, agora casado com Sirlene Medeiros Dantas Rios e tem dois filhos, Athos Franklin Dantas Rios e Lara Franklin Dantas Rios, a minha irmã é a Mariluza Portela Rios Vieira, agora casada com Jairo Vieira Santos.
Logo em Janeiro de 1971, viemos para Brasília, na cidade do Gama, onde estudei o jardim até a pré-escola.

Em 1975 fui submetido a uma cirurgia para a remoção das amídalas, a glândula que ficava na minha garganta.

Eu morava na casa pastoral do gama, um terreno imenso que tinha até um campo de futebol de terra na frente da casa, um quintal também muito grande que tinha até outra casa onde morava uma família muito conhecida nossa que era considerada até da nossa própria família. Estava eu brincando nessa casa com um menino dessa família quando começou a chover, fiquei eu sozinho na frente dessa casa (ninguém estava me vendo no momento) esperando para atravessar certo jardim que separava a casa deles da nossa casa, no percurso tinha uns blocos grandes de cimento que unia a casa deles à nossa, esperei, mas não tive muita paciência e resolvi correr para a nossa casa, escorreguei em um dos últimos blocos de cimento, bati a testa na quina do bloco e desmaiei, fui acordar quando estava um grupo de pessoas me olhando preocupados, como os meus pais também, eu em cima de uma mesa. Meus pais então me levaram para um hospital onde levei cinco pontos.

Em 1977, mudamos para Taguatinga-D.F., outra cidade satélite, no início ficamos na casa pastoral, no mesmo terreno da igreja que meu pai assumiu logo depois da organização, a Quarta Igreja Presbiteriana de Taguatinga.

Depois mudamos para uma casa “desenhada” por minha mãe, na QND 42. Fiz a primeira série em partes, primeiro quando morava ainda no terreno da Quarta Igreja, na Escola Classe 29 que ficava vizinha à igreja; depois quando mudamos para a QND 42 fui para uma escola na Praça do Bicalho, essa escola fechou as portas e me passaram para outra, a Escola Classe 11 também na Praça do Bicalho, onde estudei até a 5ª série do 1º grau.

Em 1978, houve um almoço beneficente no Lar das Crianças em Taguatinga, durante o almoço havia apresentações como de uma banda musical, logo meu pai me convidou para levantar da mesa e olhar os instrumentos de perto, meu pai percebeu que eu não parava de olhar para um específico, a clarineta, vindo a me perguntar: “você quer aprender a tocar esse instrumento?”, não excitei em dizer que “SIM”. Já na semana seguinte meu pai procurou o Conservatório de Taguatinga (escola de música) para me matricular, conversando com a diretora, ela o aconselhou em me colocar na aula de flauta doce, já que eu só tinha oito anos, não seria fácil segurar corretamente uma clarineta; então assim comecei a aprender a flauta doce.

Na mesma época fiz a 6ª à 8ª série, no Colégio Projeção de Taguatinga.

Ainda em 1978, houve um grupo musical muito conhecido na época em nossa igreja, a Quarta Igreja Presbiteriana de Taguatinga, era o MILAD, onde tinha uma flautista, ela tocava a flauta transversal, fiquei apaixonado por esse instrumento, tanto que quando poderia passar a aprender a clarineta, eu pedi para que me ensinasse a tocar a flauta transversal no lugar. O Conservatório de Taguatinga não oferecia o instrumento, mas não tinha problema, meus pais já haviam comprado esperando me dar no meu aniversário, apenas teve que adiantar a surpresa.

A 1ª série do 2º grau fiz no Centro Educacional de Taguatinga Norte (CETN), quando no mesmo ano também fiz basquete no AABB, a 2ª série fiz no Centro Educacional Nº 04 e a 3ª série, na Católica, onde me formei em 1987.

Em 1988,  eu me inscrevi na Marinha, mas, graças a Deus, fui dispensado por excesso de contingente.

Meus pais queriam que eu trabalhasse em alguma profissão mais rendável que na área da música, como medicina por exemplo. O que me tranquilizava é que sabia que eles estavam sempre em oração sobre o assunto, sabia que Deus iria mostrar a nós qual seria a profissão correta para mim. E sabia também que eu ficava cada vez mais “apaixonado” pela flauta. Um dia minha mãe foi com tia Marilene a uma profetisa de Deus orar especificamente sobre certo namoro de meu irmão, saber orientação de Deus; mas Deus não só falou de Júnior, falou também a ela: “deixe o seu outro filho fazer o que tem no coração, pois Sou Eu quem o colocou no coração dele” (mais ou menos isso). Com certeza o que Deus tinha para falar a minha mãe precisava de testemunha, por isso ele mandou tia Marilene ir junto; assim não tínhamos o que contestar, Deus fez em meu coração o que Ele queria.

Fiz uns vestibulares no início do ano, fiz cursinho no primeiro semestre e mais vestibulares no meio do ano, mas não passei em nenhum. Em julho de 1988, entrei na Escola de Música de Brasília.

Em julho de 1989, passei no vestibular na Faculdade Dulcina de Moraes para o curso de Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Música.

Em dezembro de 1991 fui chamado para trabalhar na Fundação do Serviço Social, mais precisamente na Granja das Oliveiras como Auxiliar de Campo e Agente de Educação Social. Assumi em janeiro de 1992. Passando a trabalhar pela manhã e a estudar à tarde na faculdade e a noite na Escola de Música. Mas logo tive que desistir da Escola de Música, pois os cursos da faculdade passaram a ser nos mesmos horários, fui obrigado a escolher o curso superior. Fiz um concurso para a Fundação Educacional do Distrito Federal; passei, mas não assumi, pois não tinha me formado ainda.

Em 1994, descobri que a Fundação Educacional, hoje Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, estava nomeando alunos que faltava pouco para se formar, e consegui a exoneração da Fundação do Serviço Social e fui exonerado no dia 14 de outubro de 1994, quando, no mesmo dia, fui nomeado Professor de Educação Artística - Música na Fundação Educacional do Distrito Federal.

Indo trabalhar até o final do ano no CEEDV (Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais). Nessa época ainda só trabalhava meio período (20 horas), pela manhã; estudando durante a tarde.

Me formei no 2º semestre desse ano.

De janeiro de 1995 à março de 1996 trabalhei no Centro Educacional Nº 03 de Ceilândia(C.Ed. 03 - Ceil.); de março à dezembro de 1996 no Centro de Ensino Especial Nº 01 de Taguatinga(CEE 01 - Tag.); de dezembro de 1996 à agosto de 1998 no Centro de Ensino Especial Nº 01 de Ceilândia (CEE 01 - Ceil.); de agosto de 1998 até o ano de 2000 estive de volta no Centro de Ensino Especial Nº 01 de Taguatinga(CEE 01 - Tag.); de 2001 a 2007  lecionei no Colégio de Ensino Fundamental do SESI - Taguatinga (CEGAD); hoje estou no Centro de Ensino Fundamental 05 de Taguatinga Sul.
Realizei um CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU em ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR desde abril de 1997 a março de 1998 pelo PROJETO NOVO SABER da UNIVERSO (Universidade Salgado de Oliveira).

Minha vó, mãe de meu pai, morreu no meio do ano de 1996 com 95 anos de idade.

Em 1997,  no acampamento de carnaval da Quarta Igreja, conheço Eliane Tavares da Silva; começamos a namorar no churrasco da igreja Iawé-Nissi, no parque da cidade, no dia primeiro de maio, dia do trabalhador.

Nesse mesmo acampamento que conheci a Eliane, também foi o marco no meu ministério e na minha vida espiritual, pois foi quando tive o meu batismo com o Espírito Santo, me usando enquanto tocava a flauta transversal, foi visto um anjo atrás de mim e me deixaram tocando sozinho, quando senti as minas mãos e os meus lábios dormentes, não tinha mais domínio sobre eles e o sopro do Espírito continuava a tocar através de mim.

O Ministério CLA (Celebrando com Louvor e Adoração), ministério de música que eu participava, acabou. Fui convidado a participar de um novo ministério de música, do Ministério Louvores Eternos, como não havia mais o Ministério CLA, então aceitei e começamos os ensaios na Quarta Igreja.

Com Eliane, namoramos, noivamos e chegamos ao casamento na data de 12 de dezembro de 1998. Para esta data, eu escrevi uma poesia que retrata o meu testemunho.

A nossa Lua de Mel  foi na capital do Rio Grande do Norte - Natal.

Em 1999, em janeiro ficamos em Caldas Novas; no carnaval, fomos para Vitória e Guarapari, Espírito Santo.

Em 2000 fomos (eu e Eliane) para Porto Seguro – BA com meus pais (Anderson e Enilza).

Em 2002 viajamos para o Rio de Janeiro, ficamos na casa de tia Waltiza em Niterói.

Em 2003 viajamos novamente para Porto Seguro – BA, desta vez juntamente com a família do meu irmão Anderson M. R. Júnior. A Eliane, grávida da Emily.

Em 31 de março de 2003, nasce a nossa primeira filha:
Emily Tavares Rios.

Em janeiro de 2004 fomos a Caldas Novas - GO e as praias de Ilhéus - BA.

No verão de 2005 visitamos Recife, Maceió e João Pessoa. Uma semana em um hotel e mais uma semana no apartamento da minha prima Edjaelma.

Nas férias de 2006 visitamos Gramado, Canela e outras cidades da serra gaúcha.

Em janeiro de 2007 conhecemos a capital do Ceará, Fortaleza. No dia 13 de agosto desse mesmo ano nasce o nosso segundo filho: Natan Tavares Rios.

No verão de 2008 fomos ao Rio de Janeiro, Niterói e outras cidades próximas do Rio.

Em janeiro de 2009, voltamos a Recife - Pernambuco.
Em 2010 fomos conhecer Buenos Aires, a capital da Argentina. Nesse mesmo ano,  em outubro, a minha mãe faz a sua última mudança de residência, foi morar com o nosso Deus Pai.

Em 2011 só viajamos para Caldas Novas, pois estávamos em processo de troca de residência.
Neste ano nos mudamos para a casa de meu pai enquanto era feita a reforma da nossa nova residência.
Em 2012 também ficamos só em Caldas Novas, pois tínhamos acabado de nos mudar para a nova casa.
Em 2013 fomos conhecer a capital de Sergipe, Aracaju.
Em 2014 fomos  a capital do Rio Grande do Norte - Natal e de Pernambuco - Recife. Aí chegamos até Porto de Galinhas em Pernambuco. Essa viagem fizemos junto com os pais da Eliane (Sr. Otávio e D. Abelurdes).
Em 2015 fomos conhecer a capital do Amazonas, Manaus e também fomos para as praias do Piauí, em Luiz Correia. Em fevereiro desse mesmo ano foi a vez do meu sogro (Otávio Tavares da Silva) ir morar com Deus.

Em 2016 fomos conhecer as praias do Caribe, especialmente Punta Cana no país da República Dominicana.

Em 2017 fomos conhecer as cataratas do Iguaçu, tanto a brasileira quanto a argentina, na cidade de Foz do Iguaçu - PR, depois fomos tomar um banho de praia em Porto Seguro - BA.

Em janeiro de 2018 ficamos em Caldas Novas.

Em janeiro de 2019 fomos comemorar os 15 anos de minha filha Emily, fomos então para Orlando - Flórida - USA.

Em janeiro de 2020 fomos conhecer a capital de São Paulo - SP.

Por causa da pandemia do COVID-19, que aconteceu no mundo inteiro a partir de 2020, as nossas férias foi em fevereiro de 2021, onde fomos conhecer Penha, Beto Carrero World, Balneário Camboriú e Florianópolis - SC.

Em janeiro de 2022 fomos novamente a Orlando, mas fomos conhecer também Miami - Flórida - USA

Em janeiro de 2023 ficamos o mês de férias em Caldas Novas.

Moramos na cidade de Samambaia-D.F., somos membros da Igreja Presbiteriana Iawé-Nissi.
Sou membro da Equipe de Música, Louvor e Adoração da Igreja Presbiteriana Iawé-Nissi, tocando flauta transversal, sax soprano e EWI (Electronic Wind Instrument - Instrumento Eletrônico de Sopro), um sintetizador de sopro.

"Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas."