top of page

JORGE ANTUNES

Foto para site_edited.jpg

Nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de abril de 1942.

Compositor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Estudou na Escola de Música da UFRJ, e desde 1962 interessou-se pela música eletrônica. Foi um dos precursores do gênero no Brasil. Desenvolveu uma forma de "arte 
integral" apoiada em sensações sonoras, visuais etc. aperfeiçoou-se na Argentina, na Universidade de Utrecht (Holanda) e no grupo de pesquisas musicais da ORTF, em Paris. Desde 1973, dirige o laboratório de música 
eletrônica da Universidade de Brasília, onde fundou o Grupo de Experimentação Musical. Obras: Tartiniana, para violino e orquestra (1970), Concerto para um Mês de Sol (para violoncelo e orquestra, 1974),Isomerism, para cordas, sopro e percussão (1970), Catástrofe Ultra-Violeta, a cantata "No se Mata a la Justicia", etc.

     O maestro Jorge Antunes foi homenageado com CD lançado pela gravadora Sistrum e que serve como base para o show “Jorge Antunes — Meus pianistas”. A apresentação foi realizada pela Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul de Brasília, Distrito Federal, na sexta-feira dia 29/09/2017 ás 20hs, uma seleção de peças escritas especialmente para pianistas do vínculo de amizades do compositor, aos quais as obras foram dedicadas. “Eu me inspirei nas manifestações folclóricas para compor essas peças. As músicas são extravagantes”, afirma Jorge.

     São 10 os pianistas que interpretam as 13 peças que integram o trabalho, entre eles: Rogério Zaghi, Jaci Toffano, Antonio Eduardo e Eudóxia de Barros. “É um trabalho em que cada amigo gravou a própria música sem cobrar cachê. Um trabalho em equipe e de desprendimento”, explica o maestro.

Serão tocadas as raízes dos estilos musicais brasileiros, como samba, valsa, maracatu e baião. Jorge Antunes sobe ao palco apenas para se apresentar com a esposa Mariuga Antunes em Miró Escuchó Miró, na qual fará as difusões eletrônicas enquanto sua parceira ministra o piano.

     No Cine Brasília, 106/107 Sul de Brasília - DF, foi realizado o 1º Concurso Nacional de Composição Jorge Antunes, no dia 03 de outubro de 2017; o concurso foi promovido pela OSTNCS (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro) e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, uma homenagem ao compositor Jorge Antunes, que comemorou 75 anos de vida.

bottom of page