Simonton Rios
Herivelto Martins
Herivelto de Oliveira Martins, nascido em Engenheiro Paulo de Frontin - R.J, no dia 30 de janeiro de 1912 e falecido no Rio de Janeiro no dia 16 de setembro de 1992. Compositor, cantor e violonista.
Suas principais composições: "Ave Maria no morro", "Izaura", "Nega manhosa", "Segredo", "Negro telefone", "Camisola do dia", "A Bahia te espera", "Cabelos brancos", "Caminhemos", "Carlos Gardel", "Dois corações", "Edredom vermelho", "Bom dia", "Pensando em ti".
Herivelto Martins era uma das vozes de um trio vocal que idealizou e formou no final dos anos 30, o Trio de Ouro, mas nunca foi visto exatamente como um "cantor", e sim como um grande compositor popular que se meteu em outras áreas, como o circo, o teatro, a escola de samba "de salão", o cinema e até mesmo as sociedades que defendiam os direitos dos compositores.
Era filho de Carlota de Oliveira Martins e Célio Bueno Martins, este um agente ferroviário e também artista amador. Num tempo em que a profissão de artista era malvista pela sociedade, isto não deixava de ser uma sorte, pois ele incentivava seu filho desde criancinha a seguir seu ofício. Aos 3 anos já estava em cima de um tablado, vestido de casaquinha e gravatinha, para recitar versinhos.
Herivelto viveu até os 80 anos, morrendo de complicações pulmonares.