top of page

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu na cidade de Exu - P.E no dia 13 de dezembro de 1912 e faleceu em Recife - P.E no dia 02 de agosto de 1989. Compositor, cantor e instrumentista.

Suas principais composições: "Baião", "Asa Branca", "Sabiá", "Xote das meninas", "Vozes da seca", "Qui nem jiló", "A vida do viajante", "Banado de bom", "Numa sala de reboco", "Paraíba", "Respeita Januário", "ABC do sertão", "Juazeiro", "A volta da asa branca".

Luiz Gonzaga.jpg

Ele veio à luz na Fazenda Caiçara, no sopé da Serra do Araripe, próximo a Exu em Pernambuco. O pai, sanfoneiro, Januário dos Santos, consertava instrumentos e era agregado da fazenda. Tinha certas regalias por ser músico e casado com Ana Batista (Santana), integrava a família dos Alencar, latifundiários de terras na região.

Cresceu em meio a pouca escola, comida racionada e nove irmãos - cinco dos quais se tornaram sanfoneiros profissionais.

Luiz passou a viajar como ajudante do "Sinhô" Aires, da família dos proprietários da fazenda. Aprendeu a ler, e do patrão ganhou uma sanfona "oito baixos".

O Gênero musical “Baião”, a partir de uma música de mesmo nome, foi criado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no final dos anos 40, surge como elemento inovador da música popular, dentro do contexto de afirmação da cultura brasileira como sendo uma música dançante do povo nordestino, o gênero se expandiu a partir do Rio de Janeiro.

"Asa branca", foi gravada em 1947 debaixo de chacota no estúdio.

Gonzaga era contratado da poderosa rádio Nacional e artistas de outras latitudes estéticas gravavam suas músicas.

Em meados dos anos 80, a música nordestina tinha voltado à moda mais uma vez, sob o nome de forró, que resumia todos os gêneros e ritmos da região. Mas Gonzaga não viveria um novo apogeu. Mas a queda de sua saúde física produzida por um câncer de próstata e consequentemente metástase já se refletiam na voz cansada das últimas gravações do cantador. Após quase dois meses de internação, sem poder cumprir a agenda de shows das festas de São João.

Mais uma tradição cultural consolidada na MPB, que sua atuação prolífica e fundadora transformou e expandiu para sempre.

bottom of page